Dúvidas frequentes

Tire suas dúvidas aqui

Todos os exames de sangue são sempre feitos em jejum?

Nem sempre. Mas o ideal é manter o jejum de 8 a 12 horas para manter o nível fisiológico basal. Em exames como: hemograma, hormônios (teste de gravidez), marcadores tumorais, prova de alergia e de doenças infecciosas como HIV (AIDS), hepatites, toxoplasmose, dentre outras, o jejum pode ser dispensado.

O Jejum para Colesterol e Triglicérides é igual aos demais exames?

O Colesterol varia pouco com mudanças bruscas na dieta. Já o Triglicérides pode variar bastante. Uma pessoa que vai fazer Triglicérides e faz regime muito restritivo, os resultados podem ser falsamente baixos. Por outro lado, pacientes que tiveram refeições tardias no dia anterior podem ter níveis de Triglicérides muito elevados. Como exemplo, um paciente que come uma feijoada no fim de semana e vai ao laboratório na segunda-feira fazer um exame de lipidograma, há uma grande chance de ter seus resultados muito elevados.

Os exames que necessitam de jejum só podem ser colhidos pela manhã?

Com exceção dos exames de Glicose, Ferro Sérico, Colesterol e Triglicérides, todos os demais exames podem dispensar o jejum. Certos exames como Cortisol, ACTH, Prolactina e DHEA, têm horário correto e coleta e devem obedecer a ritmos fisiológicos em suas coletas.

Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?

Para maioria dos exames das crianças, não. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum. Para os exames de Ferro Sérico, Triglicéride, deve-se colher em jejum de pelo menos 2 horas e pela manhã. Para testes que têm gestão de açucares, como Glicose, Lactose, Sacarose ou Xilose, há necessidade de jejum de pelo menos 6 horas. Lembre-se que água não quebra o jejum e poderá ser oferecida. Observe sempre as orientações do seu pediatra.

Posso beber água antes de colher os exames??

Pode, mas a água deve ser tomada de forma moderada. É recomendável tomar ½ copo de água antes de dirigir-se ao laboratório. Nunca ingerir café, balas ou chicletes antes da realização da coleta.

Para exame de urina, sempre tem que ser a 1ª da manhã?

Para o exame de Urina Tipo I (Parcial de Urina ou EAS), Cultura de Urina, deve-se sempre colher a primeira urina da manhã, quando a urina está mais concentrada, desprezando sempre o primeiro jato e o último. Assim, os achados são mais significativos, principalmente para Urocultura. Lactentes tem ritmo urinário mais constante e sua urina pode ser coletada a qualquer horário.

A urina sempre deve ser colhida no laboratório? Como proceder numa coleta de urina 24 horas?

Pode ser coletada em casa, observando a assepsia (lavando as partes íntimas com água e sabão). O frasco pode ser fornecido pelo laboratório ou adquirido nas farmácias. No caso de coleta de urina de 24 horas, solicitar o recipiente para o laboratório, durante a coleta na sua residência, desprezar a primeira amostra do dia e completando-se o ciclo de 24 horas com a primeira amostra do dia seguinte. Ao entregar a urina de 24 horas para o laboratório, informar o seu peso e altura a manter a urina refrigerada.

A menstruação altera os resultados dos exames?

Sim, se for colhida sem asseio das partes íntimas e sem o uso de tampão vaginal. A paciente sempre deve avisar ao laboratório de sua condição menstrual.

Para o exame parasitológico em fezes é preciso colher o material pela manhã?

Não. Também não há necessidade que o paciente esteja de jejum pra coletar as fezes. O paciente deve pegar o frasco apropriado no laboratório ou farmácia, geralmente no dia anterior à coleta. Para maior conforto do paciente, a coleta deve ser realizada em domicílio. De toda forma, não importando a hora da coleta, o material colhido deverá ser rapidamente entregue ao laboratório ou mantido sob refrigeração até o dia seguinte.

Posso usar laxante para obtenção de amostras de fezes?

Sim, se tiver constipação intestinal ou prisão de ventre, recomenda-se o uso de um comprimido de laxante, consulte seu médico ou farmacêutico.

Como proceder na coleta das amostras para o exame de fezes seriado?

Nas amostras seriadas (intercaladas de acordo com o critério médico) o paciente deve solicitar ao laboratório os frascos para coleta, de acordo com a requisição do exame.

É necessário dieta para pesquisa de sangue oculto nas fezes?

Não. Hoje a pesquisa é realizada com testes ultrassensíveis e específicos para sangue humano, descartando-se então a necessidade da dieta restritiva para carnes, derivados e outros alimentos.

O PSA, exame de sangue para prevenção do câncer de próstata pode ser colhido qualquer dia e horário?

horário?
O PSA deve ser coletado antes de qualquer procedimento urológico, como biópsias ou ultrassom prostático e ainda, sondagem vesical (Transretal). É importante haver abstinência sexual de 72 horas (03 dias) antes da coleta. Após massagens, pequenos traumas como os do selim da bicicleta, ultrassons prostáticos e sondagem vesical, o prazo para coleta será de 7 dias. Após biopsia, o prazo passa pra 15 dias e se houver algum procedimento cirúrgico, o prazo é de 30 dias. Não há necessidade de jejum para coleta do PSA, salvo se o paciente tiver quadro conhecido de hiperlipidemia (colesterol e triglicérides alto).

A mulher estando menstruada pode coletar o exame preventivo Papanicolau?

Não. O sangue altera a visualização dos elementos celulares com resultados falsos. O mesmo ocorre quando antes de realizar o exame faz-se o uso de duchas para higienização íntima. O melhor período para coleta é na primeira semana após o início do ciclo menstrual. Para pacientes que tem a fase de sangramento mais prolongado, o exame deve ser coletado pelo menos 5 (cinco) dias após o término do fluxo sanguíneo.

Remédios vaginais, como cremes, óvulos ou pomadas alteram o exame preventivo?

Sim. Os exames que necessitam de amostras de secreções vaginais só podem ser coletados após 48 horas da suspensão da medicação. As pacientes deverão manter abstinência sexual de 72 horas (3 dias).

Bebidas alcoólicas alteram os resultados dos exames?

Sim. Uma simples dose é capaz de alterar para mais as dosagens de triglicérides e gama GT, entre outros. Pacientes devem se abster de bebidas alcoólicas pelo menos 72 horas (3 dias) antes de realizar os exames.

Pode-se fumar antes da coleta dos exames?

A nicotina pode alterar uma série de exames hematológicos (coagulação, Velocidade de Hemossedimentação, CD4, CDS) e dosagens hormonais (Cortisol, Prolactina, TSH, ACTH).

Remédios alteram os resultados dos exames?

Sim. De fato pode alterar. Por outro lado, alguns pacientes não podem suspender medicações devido a patologias específicas. Converse com seu (sua) médico (a) sobre a possibilidade de suspensão. Caso não seja possível, a relação de medicamentos será informada junto aos resultados obtidos, como uso de anticoagulantes (como a aspirina).

Exercícios físicos podem alterar os exames?

Sim. Alguns exames podem ser alterados, como por exemplo a Glicose, CKNAC, Hormônio do Crescimento, Prolactina, Cortisol, Lactato e entre outros. Assim, esforços físicos devem ser evitados antes dos exames.

A febre pode alterar os resultados dos exames?

Sim. Estados febris podem alterar exames de avaliação metabólica, como Glicose e Hormônios (principalmente os da Tireoide e Supra Renal), informe aos coletores sobre seu estado febril.

A gripe e outras doenças comuns alteram os exames?

Sim. Informe seu estado de saúde aos coletores, eles irão anotar em sua ficha de coleta que será avaliada pelo pessoal técnico do laboratório. A ingestão de grandes quantidades de vitamina C (ácido ascórbico) deve ser considerada como interferente em dosagens no sangue ou urina.

Quais são os materiais para pesquisa de drogas ilícitas?

Para as drogas mais comuns (maconha, cocaína, crack, anfetaminas, entre outras) o material de análise será a urina, uma vez que estas drogas serão detectadas por um período de até uma (1) semana.

Como devo proceder para coleta de amostras para o teste do pezinho?

Não precisa jejum, o material deverá ser coletado na polpa do dedo com lanceta ou na lateral do calcanhar do bebê. A amostra de sangue será coletada em um suporte especial de papel.

Como devo proceder para coleta de amostras para teste de paternidade?

Não precisa jejum, o material coletado será sangue venoso ou periférico (capilar) e em casos especiais, sob consulta, outros materiais biológicos. Informe-se previamente de todos os pré-requisitos e exigências legais no laboratório.

Como deve ser a coleta de material de garganta?

Para fazer este exame, o paciente deve escovar os dentes, não pode tomar água ou café da manhã. Informar ao laboratório o uso de antibiótico.

Como coleto o escarro?

O paciente deverá realizar a coleta do material em 3 dias diferentes, seguidos ou alternados. Coleta do material: O paciente não deve escovar os dentes, não pode tomar água ou café da manhã. Informar ao laboratório o uso de antibiótico. Ao despertar pela manhã, inspirar profundamente, reter por um instante o ar nos pulmões e forçar a tosse. Deve repetir esta operação até obter pelo menos 3 eliminações de escarro, evitando que escorra pela parede externa do frasco (fornecido pelo laboratório). Encaminhar o material imediatamente ao laboratório. Se não for possível, conservar em geladeira no máximo por 5 horas.

Porque às vezes o braço pode ficar roxo no lugar da coleta de sangue?

Isso acontece devido ao extravasamento de sangue para fora da veia. Várias situações podem ocorrer para acontecer o hematoma: veias difíceis, muito profundas ou mais finas, pacientes que sofrem de fragilidade capilar, uso de medicamentos que alteram a coagulação, por exemplo: a aspirina, falta de compressão no local da coleta, esforço logo após a coleta (carregar peso no braço que sofreu a venopunção). Na maioria dos casos, os únicos inconvenientes são a mancha roxa no local, que irá se dissipar em alguns dias e a sensação dolorosa na área do hematoma. Não deixe de entrar em contato com o laboratório caso isso ocorra. Faremos o possível para nossa coleta não lhe causar nenhum transtorno.